Drones na agricultura: como eles podem revolucionar este segmento?

Não é novidade que o setor agrícola é um dos que mais investe em inovação e tecnologia e, ultimamente, a utilização de drones na agricultura tem sido uma novidade que vem revolucionando o setor. O uso de drones na agricultura se afirma cada vez mais como um avanço para o agro, tanto no manejo do campo quanto no monitoramento de lavouras, seja qual for o tamanho dos cultivos.

Com o auxílio do drone, o produtor tem maior facilidade para melhorar o monitoramento, a gestão e o manejo da lavoura. Além disso, entre os grandes benefícios desse tipo de equipamento na lavoura são sua capacidade de capturar imagens de alta qualidade e de monitorar diferentes aspectos da plantação.

Qual a importância dos drones na agricultura?

A utilização de drones na agricultura possibilita que o produtor faça o monitoramento do seu cultivo de forma mais rápida, ágil e eficiente. De quebra, ainda pode perceber economia financeira no longo prazo. Afinal, os drones permitem acesso a imagens extremamente precisas, que alcançam daninhas a longas distâncias em folhas largas e estreitas.

A relação das imagens obtidas com outros dados – que naturalmente são colhidos por meio de satélites, ou mesmo drones de mapeamento das lavouras.

Já não é mais novidade em diversas regiões e, como tendência, o drone deve se tornar uma ferramenta indispensável para o agricultor que deseja melhorar seus resultados através da Agricultura de Precisão.

O uso de drones na agricultura de precisão

Este termo ainda é relativamente novo. Desde o final do século passado, no entanto, a agricultura de precisão já estava presente em lavouras, com uma leva de agricultores que gerenciavam suas plantações de forma localizada. Com o avanço tecnológico, o aprimoramento destas operações foi se beneficiando tanto nas aplicações facilitadas quanto na economia com novos dispositivos baseados em tecnologia.

Por meio da utilização de drones agrícolas, as operações relacionadas aos defensivos ganharam novas formas, mais seguras e menos agressivas tanto ao trabalho humano (exposição aos produtos químicos) quanto às lavouras (amassamento por máquinas agrícolas).

Conheça algumas das operações com drones agrícolas que pode revolucionar diferentes tipos de lavouras:

Pulverização localizada

A partir do imageamento em área total realizado por um drone Phantom, a nossa equipe determina através de imagem os locais exatos das reboleiras e as plantas infestantes. Após a identificação, o mapa elaborado é incorporado ao nosso software e a melhor rota é traçada.

pulverização localizada

A aplicação dos defensivos é realizada somente onde a equipe de processamento identificou as manchas (plantas infestantes). Neste caso, a pulverização é destinada aos locais onde existe planta daninha, não em área total.

Grandes vantagens

Cada lavoura tem suas peculiaridades e necessidades específicas. E a pulverização localizada cumpre a função de chegar em áreas de difícil acesso para aviões, controle manual e maquinários agrícolas. Confira as vantagens:

  • Evita amassamento e atingimento de baixeiro
  • Uniformidade garantida de aplicação
  • Aplicação próxima a cultivos que não toleram deriva
  • Economia na quantidade de produto utilizado
  • Aplicações em cultivos de alto porte, todo o ciclo
  • Aplicações de baixo volume em óleo

Pulverização de área total

As aplicações com drones de pulverização em área total seguem as boas práticas já utilizadas nas pulverizações convencionais. No entanto, os ganhos estão na segurança, relação custo-benefício e nas especificidades de cada cultura, que somente o drone pode se adaptar.

O serviço de pulverização em área total é destinado para diversos tipos de cultivos agrícolas. Diferente da aplicação por avião, no entanto, este serviço se diferencia por se adaptar a lavouras que tenham necessidades específicas de operação.

Como funciona?

O serviço de aplicação de defensivos agrícolas em área total é realizado em todo o talhão ou em toda a área produtiva. Sem contar com imageamento por drones antes da operação, a área de cultivo que receberá os químicos é mapeada por meio de serviços já existentes, como por exemplo o Google Maps. Confira os diferenciais:

  • Economia na quantidade de produto químico utilizado, otimizando o processo
  • Aplicação de químicos como inseticida, fungicidas e maturadores, entre outros produtos
  • Aplicação em região próxima a rios, onde não é permitida a aplicação com avião
  • Aplicação em sistemas específicos de cultivo, que impossibilitam aplicação com trator
  • Alcance em áreas onde o relevo não permite entrada de maquinário agrícola
  • Liberação de aplicação de produtos químicos que não são permitidos com pulverizador costal

Liberação de biológicos

Os drones agrícolas também são capazes de executar serviços de liberação de agentes biológicos que são utilizados no controle de pragas. O objetivo desta aplicação é essencialmente minimizar os possíveis impactos ambientais que os produtos químicos causariam.

Atualmente, este serviço é desenvolvido para aplicação em culturas de cana-de-açúcar, milho, soja e sorgo, propagando os insetos predadores na lavoura. A expansão do uso de drones para a disseminação de agentes biológicos garante operações mais precisas e com menor custo.

Inovação em relação aos métodos convencionais

Ainda hoje, o serviço de aplicação de agentes biológicos no controle de pragas é feito de forma presencial. A liberação desta forma já está ultrapassada e oferece condições de trabalho inadequadas ao ser humano.  O funcionário precisa andar em meio à lavoura, exposto a animais peçonhentos, dificuldade de respiração, entre outros problemas. Além disso, não é eficiente na distribuição dos agentes e, como retorno, terá baixo rendimento.

  • Aplicação Individual: Exige um grande número de funcionários, que realizam a liberação a partir da contagem de passos enquanto se deslocam nas entrelinhas da lavoura. Desta forma, não há como controlar a homogeneidade da aplicação, além de não ser possível observar o mapa de aplicação através de um relatório final.
  • Aplicação com Veículos: Com o auxílio de veículos que percorrem a lavoura, o serviço é mais ágil que a aplicação individual. No entanto, a distribuição é aleatória e sem o controle da liberação dos agentes biológicos, causando imprecisão. Além disso, esta alternativa provoca grande amassamento das plantas cultivadas devido ao uso do veículo.

Mapeamento

Com o objetivo de viabilizar a aplicação localizada de forma correta e precisa, previamente às aplicações de defensivos é realizado o voo de mapeamento para identificação de reboleiras de plantas daninhas, com um drone Phanton 4 Pro.

Hoje a ARPAC tem como carro-chefe nesse serviço a catação de plantas daninhas de folha larga, principalmente na cana-de-açúcar. O mapeamento consegue facilmente diferenciar o que é planta daninha de folha larga e de folha estreita, do cultivo em campo.

Acompanhamento de curto, médio e longo prazo da lavoura

Com o objetivo de ter uma maior previsibilidade, visando ao planejamento das áreas que serão de fato destinadas para aplicação localizada no futuro, pode ser realizado o mapeamento para identificação das plantas daninhas mês a mês.

Este controle serve essencialmente para acompanhar a evolução das infestações na linha do tempo, além de atrelar às possíveis causas, como chuva e disseminação de sementes de áreas vizinhas. Assim, a ARPAC auxiliará a sua empresa na melhor tomada de decisão e estimativa mais precisa da infestação, para quando a aplicação localizada for realizada.

Ter uma estimativa da infestação, principalmente antes da época de realizar o manejo, é fundamental para planejamento de quanto produto será necessário adquirir. Como sabemos que, a partir de 40% a 50% de área para ser pulverizada pelo drone, é mais rentável trabalhar com o avião, então damos a oportunidade do cliente integrar soluções com a melhor tomada de decisão, destinando áreas que encaixam para drone e outras áreas que encaixam para aviação agrícola.


Sem dúvidas, o drone na agricultura veio para ficar. Já não se pode tratá-lo mais como uma tendência. Os drones na agricultura são realidade. Seja qual for a lavoura e os métodos de produção, é indispensável que hoje o produtor rural alie todos os dados digitais, utilize os melhores recursos e valha-se das últimas novações tecnológicas, para essencialmente aperfeiçoar o manejo da lavoura e executar ações certeiras na gestão do cultivo.

Quer saber mais sobre como drones agrícolas funcionam e como a ARPAC atua em todo o território nacional? Acesse o nosso site ou entre em contato com a nossa equipe de especialistas. Este pode ser o próximo passo da sua lavoura no caminho da revolução tecnológica na agricultura.

Amassamento de Soja: Quanto está Custando?

Acesse nossa calculadora e descubra o valor das suas perdas com métodos tradicionais de pulverização. Não deixe que o amassamento diminua seus lucros.