Drones agrícolas: como surgiram?

A história dos drones agrícolas é mais uma daquelas ideias geniais, que surgiram com adaptações para solucionar diversos problemas de um segmento todo.

Os drones foram desenvolvidos pela primeira vez para uso militar, mas seu potencial para uso na agricultura foi rapidamente reconhecido. Os primeiros drones agrícolas foram usados para mapeamento e levantamento de safras, mas desde então suas capacidades se expandiram para incluir pulverização, semeadura e até irrigação.

Hoje, os drones agrícolas são uma ferramenta essencial para agricultores e pecuaristas em todo o mundo, e espera-se que seu uso só cresça nos próximos anos.

A história dos drones agrícolas

Os drones são aeronaves sem um piloto humano a bordo e foram adaptados para uso agrícola para ajudar em coisas como mapeamento de safras e agricultura de precisão.

Na verdade, tudo começa com a adaptação de drones militares para uso civil. No início dos anos 2000, os militares dos EUA estavam usando drones para vigilância e prática de tiro ao alvo, no Afeganistão e no Iraque.

drones militares.
Militares foram os primeiros a utilizarem veículos aéreos de combate não tripulados.

Acontece que alguns empreendedores inteligentes viram uma oportunidade de adaptar essas mesmas máquinas para outros usos, incluindo aplicações agrícolas.

Como surgiram os primeiros drones agrícolas?

Uma das primeiras empresas a desenvolver um drone agrícola foi a PrecisionHawk, fundada em 2010. A empresa começou vendendo software que poderia ser usado com drones de consumo existentes para transformá-los em robôs voadores que poderiam coletar dados sobre plantações.

Os primeiros passos dos drones agrícolas

Já o primeiro drone de consumo foi lançado em 2006 pela empresa japonesa Aeroctronic, e não demorou muito para que outras empresas começassem a entrar na onda.

Em 2012, a 3D Robotics, com sede nos EUA, lançou um dos primeiros drones de código aberto, o que levou a um aumento na construção de drones DIY e resultou em muitas inovações em termos de design e funcionalidade. Foi também nessa época que os drones agrícolas começaram a aparecer em cena.

Os primeiros drones agrícolas eram pouco mais do que drones modificados com câmeras acopladas, mas provaram ser populares entre os agricultores que procuravam uma maneira eficiente de pesquisar suas plantações.

Com o tempo, as empresas começaram a desenvolver drones agrícolas específicos, projetados especificamente para mapeamento e levantamento de safras; essas máquinas agora estão equipadas com sensores e software avançados que permitem coletar dados altamente precisos sobre as plantações.

Em 2014, a PrecisionHawk lançou seu próprio drone projetado especificamente para aplicações agrícolas, chamado Lancaster. Desde então, outras empresas seguiram o exemplo e agora existem vários tipos diferentes de drones agrícolas disponíveis no mercado.

Lançamento do Drone Lancaster 5, da PrecisionHawk.

Coincidência ou não, o surgimento da ARPAC se deu também em 2014, mesmo ano do lançamento da PrecisionHawk. Inicialmente como somente uma ideia, Eduardo Goerl – CEO da empresa – já começava a alimentar o desejo de realizar pulverizações com drones, projetando e desenvolvendo os primeiros protótipos.

Quer entender como a sua lavoura pode se beneficiar desta tecnologia? Somos referência no país e estamos prontos a atendê-lo. Contate a nossa equipe!

Amassamento de Soja: Quanto está Custando?

Acesse nossa calculadora e descubra o valor das suas perdas com métodos tradicionais de pulverização. Não deixe que o amassamento diminua seus lucros.